Tudo o que você precisa saber sobre a Serra Gaúcha.

Onde fica?

A Serra Gaúcha é uma região ao nordeste do Rio Grande do Sul, distante 123 Km da capital Porto Alegre e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Conhecida por suas belas paisagens naturais entre vales e montanhas, por suas características socioculturais específicas, como acentuada influência alemã e italiana, grande produção de uvas e vinho, o turismo e pelo inverno rigoroso, com geada frequente e neve em algumas cidades, como Gramado e Canela.

Mas é no outono, que as cores dão cor às ruas das cidades, quando as folhas das árvores começam a cair e as temperaturas são mais amensa, com manhãs e noites mais frias, deixando a Serra Gaúcha com um ar de pré-inverno.

Você sabiaque a Serra Gaúcha é subdividida em três regiões? São elas a Região das Hortênsias, os Campos de Cima da Serra e a Região da Uva e Vinho. Todas elas com belezas naturais exuberantes, arquitetura charmosa e gastronomia incrível.

Vamos conhecer cada uma delas?

Região das Hortênsias

Destino mais visitado do Rio Grande do Sul e um dos melhores destinos brasileiro, a Região das Hortênsias abrange os municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Picada Café e Caxias do Sul, ligadas pela RS 235, uma das mais belas do país. 

Para os amantes da natureza e da cultura germânica, sugiro conhecerem a Rota Romântica, uma estrada rodeada por Plátanos, que no outono oferecem um colorido especial, Hortênsias, que é flor símbolo da região e construções no estilo einxamel (arquitetura típica alemã). A Rota Romântica fica distante apenas 40 Km de Porto Alegre e 35Km de Caxias do Sul e é uma das principais rotas de acesso entre a capital e a cidade de Gramado.

Agora, vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada uma das cidades da Região das Hortênsias.

Neve em Gramado

GRAMADO

A 'Suíça Brasileira', assim chamada por seu clima temperado, arquitetura típica e manifestações culturais, tem no turismo a base da economia, e ostenta com orgulho o título de segundo destino turístico do Brasil.

Além das paisagens naturais, das atrações turísticas e do clima que se tornam tão característicos e atraentes da região, Gramado possui uma alta rentabilidade quando falamos em investimentos, e principalmente, investimentos imobiliários.

Encontre abaixo 5 razões para você investir em Gramado:

1- Estabilidade Financeira

Gramado como sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, possui um fluxo de pessoas visitando por um período e se hospedando. O que causa, então, um fluxo capital continuo e muito intenso destacando a cidade e fazendo com que imóveis para locação sejam uma fonte de renda alta e praticamente vitalícia.

2 – Opções de Investimentos

Mesmo que a opção de investimento mais procurada em Gramado seja através do aluguel, o setor imobiliário da região é consistente e permite outros tipos de investimentos dentro do setor, como a compra e venda de imóveis, seja na planta ou prontos e também de terrenos, que são sempre muito bem valorizados. A facilidade de aquisição dos imóveis se dá pela acessibilidade às construtoras da região que praticam preços menores em projetos e plantas e, também, pelo alto fluxo de transações imobiliárias que ocorrem.

3 – Mais Opções de Investimentos

Além dos investimentos imobiliários, não apenas em Gramado, mas na Serra Gaúcha inteira, possuem diversas opções de investimentos que podem ser tão rentáveis quanto o mercado imobiliário, como o setor da alta gastronomia e comércio.

4 – Clima e Vegetação

A época mais movimentada da Serra Gaucha, portanto, de Gramado, é no Alto Inverno quando as temperaturas podem chegar a -10º e até nevar, que é o evento mais esperado do ano na região e no estado. A vegetação é rica, onde prevalece as hortênsias, que são símbolo da cidade. Além das hortênsias que se beneficiam do clima serrano, o cultivo de uvas é favorecido pelo clima tornando a produção de vinho nas pequenas vinícolas também uma opção de investimento e atração turística.

5 – Cidade Movimentada

Não é apenas pelas características naturais e arquitetônicas que fazem Gramado ser a cidade principal da Serra Gaúcha e muito bem frequentada. A cidade recebe anualmente grandes eventos que movimentam ainda mais a cidade atraindo turístas, visitantes e celebridades, por exemplo, o Festival de Cinema de Gramado, o Festival Mundial de Publicidade. Além de grandes eventos internacionais, diversos congressos, seminários e palestras arrastam multidões para a cidade.

Aproveite a oportunidade de investir em imóveis com alto potencial de rentabilidade. Aqui no site tem várias opções de imóveis em Gramado, seja na planta, apartamento pronto ou casa, escolha já o seu!

CANELA

Imagine você morando pertinho de um dos pontos turísticos mais fotografados do país e o cartão- postal da cidade...

Eleita em 2010 como uma das Sete Maravilhas do Brasil, a Catedral de Pedras de Canela foi  construída a partir de 1953 e sua arquitetura é uma fusão do estilo neogótico inglês com elementos locais. Sua imponente torre de 65 metros de altura é revestida de pedras e flores, criando uma atmosfera mágica. O carrilhão de 12 sinos de bronze, conhecido como Carrilhão da Independência é outro destaque. Fabricado na Itália, ele foi instalado em 1972 e hoje ecoa pela cidade em ocasiões especiais. Possui um interior deslimbrante, e acomoda o Museu "Sinos da Catedral" que você pode explorar enquanto sobe os cerca de 100 degraus até a torre onde está o Carrilhaão de 12 sinos e é possível ter uma visão panorâmica espetacular da cidade.

Recentemente, Canela ganhou o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos, por acomodar 22 parques dos mais variados temas e tamanhos, como Nasa Space Adventure, Alpen Park, Big Land, Castelinho Caracol, Cervejaria do Farol, Ecoparque Sperry, Flor do Vale  parque ecológico e Alambique, Floresta Nacional (Flona), Mundo à Vapor, Mundo Gelado do Capitão, Museu da Moda, Museu do Automóvel, Museu do Caminhão, Museu Egípcio, Museu dos Beatles, Parque do Caracol, Parque Terra Mágica Florybal, Bondinhos Aéreos, Sky-Glass, Vale dos Dinossauros, Vinícula Jolimont e Roda Gigante - Roda Canela.

Canela,  deixa de ser apenas destino de beleza e requinte, e apresenta excessivo crescimento de investimentos imobiliários oriundos do grande fluxo de turistas, o que aumenta a  procura por locação por temporada,  principalmente para quem busca além de segurança financeira, qualidade de vida. 

Viu só, quanta coisa legal tem em Canela? Aproveita o link abaixo para escolher escolher seu imóvel e garantir a segurança financeira de sua família ou seu tão sonhado lar de férias na Serra Gaúcha!

Lago São Bernardo

São Francisco de Paula

Localizada no meio do caminho entre a badalada Gramado e os Campos de Cima da Serra, com cenários de paisagens bucólicas que se dividem entre campos e florestas de araucárias, onde se escondem cachoeiras de águas cristalinas e trilhas ecológicas.

Carinhosamente chamada de "São Chico", a cidade é considereda um recanto de paz e sossego. 

O que fazer em São Francisco de Paula?

Principal cartão-postal da cidade, o Lago São Bernardo ocupa um perímetro de 3 km e é um grande ponto de encontro para turistas e moradores, oferecendo trilhas para caminhada, ciclovia, bancos para descanso e espaços para a prática de esportes.

Livraria Miragem:O ponto turístico mais famoso de São Francisco de Paula é sua maior livraria, a Miragem, que atrai olhares de quem passa por sua arquitetura ousada.

O edifício em estilo alpino se divide em três andares: o térreo, onde ficam expostos os livros à venda; o segundo andar, exclusivo para itens de decoração; e o terceiro andar, um mix de sala de leitura e área para exposições artísticas temporárias.

Tem ainda, o Parque da Cachoeira, Parque das 8 Cachoeiras, a Floresta Naciona, Barragem do Blang e a Reserva Ecológica Terra do  Sempre. 

Praça das Flores

NOVA PETRÓPOLIS

Conhecida como Jardim da Serra, a cidade se destaca por seu belo paisagismo. Desde os acessos, as praças com jardins floridos, o casario em estilo enxaimel alemão. Tudo é muito bem cuidado, exemplo disso é a Praça da República, chamada de Praça das Flores.

A cidade de Nova Petrópolis fica no meio da Rota Romântica, estrada turística, sempre citada entre as rodovias mais bonitas do Brasil. Este roteiro de 180 km inicia em São Leopoldo, na região metropolitana e vai até São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra.

Pode ser visitada durante o ano inteiro. No inverno, as baixas temperaturas despertam um clima romântico.

O mês de maio é ideal para fazer compras de artigos em malha, quando acontece a Festimalha.

* Entre julho e agosto (nos finais de semana) acontece Festival Internacional de Folclore. Evento tradicional realizado há mais de 30 anos, no Centro de Eventos e no Parque Aldeia do Imigrante.

A maior parte das opções do que fazer em Nova Petrópolis são próximas e a cidade é pequena. Com isso, a melhor localização para se hospedar é próximo à avenida central. A cidade oferece belos cenários, parques e praças para curtir. Entre os principais pontos turísticos de Nova Petrópolis podemos destacar o parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde e o Ninho das Águias (rampa de vôo livre com uma belíssima vista panorâmica da região e do Vale do Caí).

WhatsApp
x

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp